quarta-feira, 22 de julho de 2009

Histórias de Bichos


Sábado apresentaremos o nosso novo trabalho: “Contos de Bichos”, na Casa das Rosas. Como sempre falo no final de minhas apresentações a leitura é o bem mais precioso que o ser humano pode ter, mais gostoso do que escutar uma histórias é poder lê-las e contar do seu jeito.

Então vale a pena conhecer os livros que inspiraram a criação desse novo trabalho: “Contos de Bichos do Mato” e “Lendas Brasileiras – coleção de 27 contos para crianças”.

O conto acumulativo o “Macaco e grão de Milho” pode ser encontrado no livro de Ricardo Azevedo, “Contos de Bichos do Mato”. No livro há vários duelos (macaco e onça), trincas (galo, galinha, cachorro-do-mato) e até um quinteto (cachorro, burro, porco, galinha e bode). A maioria das histórias são conhecidas e fazem parte do mais vasto universo de contos populares do Brasil, em versões com variantes (Forró no céu); e outras que, de tão antigas, viraram novidade.

Outro livro que trás uma interessante coletânea de contos populares é o Livro: “Lendas Brasileiras – coleção de 27 contos para crianças”. Foi publicado pela primeira vez em 1914, o livro reúne dois artistas que muito contribuíram para a formação do imaginário brasileiro: a carioca Carmen Dolores e o português radicado no Brasil Julião Machado. São 27 lendas recolhidas do nosso folclore - entre elas "O saci-pererê", "O lobisomem", "A mula sem cabeça" - pela escritora Carmen Dolores e ilustradas pela pena genial de Julião Machado, um dos pais da caricatura em nosso país. Uma bela edição em verde e amarelo para leitores de todas as idades e para aqueles que torcem eternamente pelo Brasil.

Boa Leitura!

Mafuane

Nenhum comentário:

Postar um comentário