sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Caminho das Índias está na Literatura!

O Caminho das Índias não está na novela... Está na Literatura!

Essa foi a frase de lançamento do projeto de pesquisa sobre a Índia, iniciado na semana de 17 a 21 de agosto. O projeto faz parte das aulas que ministro para crianças de 6 a 11 anos na “Estação do Conhecimento” (biblioteca), de um colégio particular em São Paulo.

Minha intenção é suprir curiosidades e desmistificar alguns conceitos que as crianças criaram, influenciadas pela mídia através da exibição da atual novela Caminho das Índias.

Iniciei a aula com a contação de histórias “O Coelho na Lua”, baseada no livro Contos de Animais do Mundo Todo, narrando a história do coelho que se sacrificou para saciar a fome de um homem. Uma deusa indiana ficou lisonjeada com boa ação e desprendimento do coelho e colocou-o na lua para que a humanidade conhecesse suas histórias de virtude.

Após a contação de histórias, fizemos a leitura do conto “O asceta e a Lebre”, uma versão budista da mesma história, que pertence ao livro Os grandes contos populares do mundo, embora o enredo seja diferente, são enfatizados os mesmos valores da história do coelho que foi para lua.
No segundo momento mostrei, aos alunos, várias fotos que remetiam ao cotidiano dos indianos, e todos foram instigados a descobrir o verdadeiro caminho das Índias na literatura, através de pesquisas que devem ser realizadas nos livros disponibilizados na Estação do Conhecimento.

Nos próximos posts indicarei os livros utilizados na pesquisa e resumo das histórias contadas.

Até lá!
Mafuane :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário